quinta-feira, 27 de março de 2008

Software Seguro sob a Perspectiva de Negócio

Desenvolver software seguro pressupõe um investimento adicional ao já oneroso ciclo de desenvolvimento de software. Essa realidade faz com que os executivos tradicionais tentem ignorar esse assunto o quanto podem. Esse "até quando podem" se traduz em perdas econômicas causadas por processos judiciais relativos à quebra de confidencialidade e outras violações, degradação da imagem, perda de mercado, etc.

O investimento em segurança no desenvolvimento é uma viagem obrigatória, com apenas estação partida, que toda organização, cujo negócio é software, se ainda não entrou, terá que entrar. Essa obrigatoriedade está diretamente ligada à curva crescente de perdas causadas por exploração de falhas de segurança.

Essa viagem está obviamente muito mais avançada nos EUA e países, cujo rigor com questões de segurança é maior. No Brasil, por exemplo, a onda de busca de soluções de segurança para atenter o padrão PCI (Payment Card Industry), mais especificamente o item 6, parece ainda nem ter começado. E veja você, que o uso de algumas alternativas para segurança no ciclo de desenvolvimento, como análise estática de código, firewall de aplicação sairão do status de recomendação no PCI para obrigatório em julho/08.

O mercado americano mostra boas perpectivas acerca dessa mudança de mentalidade, basta observar os movimentos das empresas, como por exemplo, a integração entre Sentinel (scan) da WhiteHat com o Ounce 5 (source code analyzer) da Ounce Labs e outros. Obviamente, eles estão prevendo alta demanda à caminho.

Voltando à questão do negócio em si, hoje as organizações (pelo menos as grandes) já reconhecem a importância de desenvolver software com segurança desde o princípio, e que o custo dessa alternativa é, sem dúvida, menor que os custos associdos à incerteza sobre o nível de segurança do produto final. Essa percepção sobre o nível de segurança é diretamente influenciada pelas evidências de ações de segurança recolhidas ao longo do desenvolvimento. Cita-se, como exemplo, os touch points da Cigital.

Não há outro elemento mais importante na segurança do que o recurso humano, quer seja no desenvolvimento ou na operação. Acontece, que as instituições de ensino em geral, continuam a não dar tanta importância ao assunto de software seguro. Quem paga a conta está começando a agir para mitigar esse problema. Como? Solicitando oficialmente às universidades para que ensinem seus alunos como desenvolver com segurança.

Para finalizar, fica destacado que a segurança no desenvolvimento não deve ser o objetivo de negócio de nenhuma organização (exceto àquelas onde esse é o negócio em si), mas que seu resultado pode suportar ou não os objetivos de negócio dela. Com essa mentalidade, a resistência a embarcar dessa viagem passa a ser dirigida pela análise de risco e custo da oportunidade.

--

Vale a pena assistir o podcast do McGraw com Mary Ann Davidson, CSO da Oracle.

Nenhum comentário: