terça-feira, 11 de março de 2008

RUP + Ounce 5. Será que emplaca?

Como era de se esperar as empresas já começam a se mobilizar para oferecer soluções de segurança para o desenvolvimento de software seguro. Quando digo soluções, me refiro ao uso integrado do ferramental disponível para habilitar de fato o desenvolvimento de software seguro.
A IBM e a Ounce Labs estão trabalhando em conjunto para que o RUP incorpore a abordagem de desenvolvimento de código seguro amparado por ferramenta de análise estática, o Ounce 5.

Particularmente, vejo duas alternativas para que as organizações comecem de fato a investir na segurança de software ao longo de seu ciclo de desenvovimento. A primeira via decreto (PCI, HIPAA), ou se enquadra ou "pede pra sair". A segunda é a partir do surgimento de propostas que facilitem a absorção da mudança causada por um ciclo de desenvolvimento que pressupõe segurança. Porque isso é determinante na análise de risco (de negócio) na hora de considerar tal alternativa.

Jogada de mestre. O processo mais usado se integrar com umas das ferramentas de análise estática mais usadas. Vamos ver se emplaca!

Como farei o curso de auditor pela Forify na semana do dia 23 de março, acredito ter mais informações sobre como ela se coloca diante desse cenário.

Para mais informação sobre análise estática para segurança sugiro o livro do Brian Chess: Secure Programming with Static Analysis.

Nenhum comentário: