quarta-feira, 4 de julho de 2007

Software Seguro....Por onde começar?

O tema software seguro tem recebido mais atenção dia-a-dia, impulsionado pela necessidade de atacar de todas as maneiras a segurança em TI, com ações para estabelecer segurança no nível de rede, de estação e de aplicação, para inverter ou suavizar a curva de evolução de incidentes de segurança, como mostrado pelo CERT-CC.

Nosso foco será em ações, práticas, procedimentos, ferramentas, etc. que apóiem a melhoria da segurança no nível de aplicação, ou seja, para que o elo aplicação na cadeia aplicação-rede-estação seja fortalecido.

Uma coisa vale ressaltar, se alguém deseja evoluir no tema de desenvolvimento de software seguro, vai ter que arregaçar as mangas e digerir uma quantidade infinita de informações, que hoje pode ser encontradas em diversas fontes de pesquisa. Isso acontecer por duas razões principais, primeira é a dificuldade em se encontrar programas de treinamento que considerem esse tipo de assunto e segunda, pela dinamicidade associada, a cada dia surgem novas vulnerabilidades e contramedidas.

Para quem desejar se ingressar no problema de desenvolvimento de software seguro, que remete ao uso de um ciclo de desenvolvimento de software que considera segurança desde seu início, segue a relação de alguns links:

  • Security Engineering Explained - relatório da Microsoft que considera preocupações elementares no desenvolvimento de software seguro (50pag.).
  • Build Security In - portal desenvolvido pelo Software Engineering Institute, com orientação de Gary McGraw, patrocinado pelo Department of Homeland Security. Existem muitos artigos sobre a temática de segurança em software.
  • OWASP - Open Web Application Security Project - Portal de segurança em aplicações web. Este é o projeto de segurança em desenvolvimento mais ativo hoje, com grande contribuição da comunidade. Qualquer um pode se envolver e contribuir. Pode encontrar ferramentas com WebScarab e o Processo CLASP

Nenhum comentário: